História

Conforme Lucena (2004) O município de São José do Bonfim teve sua origem na Fazenda do Senhor José Ferreira de Azevedo, onde, próximo a uma lagoa, nasceu um pé de jerimum que se espalhou por grande faixa de terra. Os vaqueiros que se encontravam campeando gado, quando faziam seus tratos, geralmente marcavam a "Lagoa do Jerimum", como o ponto de encontro. O local também servia de descanso para os tropeiros que transportavam mercadorias, no sentido Sertão-Brejo e vice-versa. Daí o primitivo nome do povoado que ali se formou mais tarde com a denominação de "Jerimum".

José Ferreira de Azevedo e o vizinho, Salustiano Alves da Silva, doaram 60 braças em quadro de suas terras para o patrimônio de São José, objetivando que ali fosse erguida uma capela em sua homenagem, o que só veio há ocorrer muitos anos depois. A referida igrejinha foi demolida em 1935, dando lugar a outra que hoje é sua Matriz, porém em um ponto diferente, já que o terreno ocupado inicialmente estava localizado no meio da principal artéria, passando a justificar a necessidade de deslocamento da estrutura para uma das laterais, objetivando desobstruir a rodovia que cortava o lugarejo.

 Além dos primeiros proprietários da terra, logo chegaram ao local e construíram suas casas, Antônio Maia, José Ramalho, Angelino Caboclo, Zacarias Mamede, Firmino Perônico, Joca Perônico e Manoel Antônio. Um senhor de nome Alexandre também foi um dos pioneiros e o primeiro comerciante da localidade. Com o aumento da povoação, o lugar veio a ser transformado em Distrito.

Com o desenvolvimento do lugar, era natural que os seus líderes pensassem na emancipação do povoado. O então deputado José Afonso Gayoso, foi o principal articulador do movimento, que culminou com a independência política, em 31 de março de 1964, através da Lei 3.166, tendo como colaboradores diretos João Dino de Souto, Manoel Antônio e Alexandrino Rodrigues. Naquela data o Distrito de Jerimum era elevado à condição de município, com a denominação de São José do Bonfim, em homenagem ao seu padroeiro, além de uma referência à família capitaneada por Aninha Bonfim, uma das primeiras posseiras das terras compreendidas entre a Serra do Teixeira e o município de Patos.


Significado do Nome
Homenagem a João José do Bonfim


Aniversário da Cidade: 31 de Março
Gentílico: bonfinense
População 3.233 habitantes

CARACTERÍSTICAS:

São José do Bonfim, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Patos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2006 sua população era estimada em 2.793 habitantes. Área territorial de 152 km².
Localização Sertão Paraibano


Limites

Com os municípios de Mãe dÁgua(17km), Santa Terezinha(21km), Teixeira(10km), Cacimba da Areia(17,5km) e Patos(16km).
Acesso Rodoviario pela BR 230 e PB 110.

Fonte :IBGE